quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Folclore Brasileiro

Maternal - Professoras Aline e Tatiane

Trabalhamos com as crianças as lendas da sereia Iara e os seus pertences, assim como o seu nome IARA e as vogais presentes.

Junto com as crianças, foi confeccionado um painel com um jogo da memória, através das brincadeiras e cantigas que fazem parte da nossa cultura, o que inclui  a própria lenda cantada da Iara.

E assim vamos conservando e enaltecendo nosso lindo e rico folclore!






























Jardim I - manhã - Professora Carla


A turma do jardim I A, trabalhou a lenda da Vitória-Régia. Segundo essa lenda indígena e amazônica, a Vitória-Régia foi originalmente uma índia que se afogou após se inclinar no rio para tentar beijar o reflexo da Lua, se transformando assim na flor Vitória-Régia. Para os índios, a Lua era Jaci, por quem a índia estava apaixonada.




Jardim I - Tarde - Professora Carla


A turma do Jardim I B trabalhou a lenda do Boto-cor-de-rosa. Segundo a lenda folclórica, o boto costuma virar as canoas que atravessavam o rio à noite, para capturar as moças que estivessem nelas. Em especial, nas noites de lua cheia, uma mágica caia sobre ele, permitindo que saísse do rio e se transformasse em um jovem rapaz de beleza estonteante, com voz sedutora, muito educado e meigo, e que assim enganava e seduzia as moças da região fazendo com que elas ficassem apaixonadas e se deixassem levar para o fundo do rio.




Jardim II - Manhã - Professora Andréa

A turma do Jardim ll da manhã trabalhou o folclore com as parlendas.
Parlendas são rimas infantis em forma de versos, que podem rimar ou não. 
Dentro do universo das parlendas, trabalhamos com a brincadeira bem conhecida "TRAVA LÍNGUA".
Escolhemos o trava língua "o sapo dentro do saco". As crianças confeccionaram um sapo saindo de dentro de um saco. 
Foi muito divertido elas tentando falar esse trava língua.





Jardim II - Tarde - Professora Luciana

As crianças do Jardim II B, trabalharam a lenda do Saci Pererê!
Foram à sala de informática, assistiram a um filminho e a professora completou com uma explicação em sala de aula. Por fim, executaram uma dobradura do Saci, trabalhando assim a coordenação motora e a concentração.








Recreação

🐮 Boi Bumba🐮
A dança folclórica do bumba meu boi é um dos traços culturais marcantes na cultura brasileira, principalmente nas regiões norte e nordeste . A dança surgiu no século XVIII, como uma forma de crítica à situação social dos negros e índios. O bumba meu boi combina elementos de comédia, drama, sátira e tragédia, tentando demonstrar a fragilidade do homem e a força bruta de um boi.
A história que envolve a dança é a seguinte: Um rico fazendeiro possuia um boi muito bonito que sabia dançar. Pai Chico, um trabalhador da fazenda, roubou o boi para satisfazer sua mulher Catarina, que estava grávida e sentiu uma forte vontade de comer a língua do boi. O fazendeiro mandou seus empregados procurarem o boi e quando o encontrou, ele estava doente. Os pajés curaram o boi e descobriram a real intenção de Pai Chico. O fazendeiro, no entanto, feliz com a cura do boi, perdoou o fazendeiro e comemorou a saúde do boi com uma grande festança.

E assim nasceu a festividade do boi bumbá. Viva o Folclore brasileiro!





















Nenhum comentário:

Postar um comentário